top of page

Dia 08 - Uma Viagem a Povoados da Antiguidade: Priene, Mileto e Doganbey

Atualizado: 22 de nov. de 2023


E ai, Pessoal!


Hoje tivemoz uma reviravolta em nosso roteiro que estava inicialmente programado para a Grécia, na Ilha Samos. O clima de ontem no fez repensar nossos planos.


De Kusadasi saem ferries em direção a ilha.

Nesta época do ano em Novembro, ele sai somente aos sábados e domingos, as 9h e volta as 16h. E se não me falha a memória custa uns 39 euros.


Partimos de Kusadasi e, de carro, em cerca de 30/40 minutos, chegamos a Priene, um sítio arqueológico. Fundada no século IV a.C., esta antiga cidade grega na Anatólia surpreende com seu Templo de Atena em estilo jônico e um teatro preservado. E contamos com dois guias super simpáticos e curiosos em parte da nossa visita (ver foto).

Com uma entrada de 90 liras, exploramos um local menos movimentado, comparado a Éfeso.


De Priene, pegamos a estrada rumo a Mileto, uma cidade grega com uma rica história. A apenas 25 minutos de Priene, Mileto abriga o famoso Templo de Ártemis e impressionantes ruínas, incluindo um teatro enorme e ruínas que demostram a grandiosodade da cidade. A entrada, que dá acesso ao sítio e ao museu, custou 130 liras. Recomendo começar pelo museu para uma compreensão mais profunda antes de explorar as grandiosas ruínas.


Comparada a Éfeso, Priene e Mileto têm uma estrutura menor, com menos informação e cuidado mas, ao visitá-las, leve em consideração a época, as distâncias entre as cidades, a geografia e a urbanização das cidades. Certamente, você se encantará.


Um ponto adicional no nosso roteiro foi Doganbey, um vilarejo que parece ter parado no tempo, situado entre Priene e Mileto. Com suas casas de pedra e vista para o Mar Egeu, Doganbey é encantador. Almoçamos no Restaurante Samos, com o mesmo nome da ilha que não visitamos. Simples, porém com conforto, sabor e qualidade.


Dica valiosa: se planeja visitar vários museus na Turquia, considere o Museum Pass. Apesar de não termos utilizado, todos os museus e

Sítios que visitamos aceitavam o Museum Pass, com o custo de 4.000 liras por 15 dias.


E aí, estão curtindo as histórias da Turquia? Deixem seus comentários, acompanhem os stories no meu Instagram e voltem aqui daqui a 15 dias para reviver esse dia com as fotos da viagem.

Comments


São Paulo - Rio de Janeiro
contato@deboramesquita.com

 
  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page