top of page

Dia 4 - A Magia de Istambul Continua

Atualizado: 22 de dez. de 2023

Olá galera!

É hora de compartilhar as emoções do nosso quarto dia de viagem.


Decidimos acordar cedo para visitar o interior da Mesquita Azul assim que ela abrisse, e assim fizemos.



Conseguimos chegar cedo na Mesquita Azul. A entrada é gratuita, e mulheres precisam cobrir o cabelo e vestir roupas compridas. Caso esqueça, algumas mesquitas oferecem saia e lenço para isso. A Mesquita Azul foi construída entre 1609 e 1616 e está situada em frente à Basílica de Santa Sofia.


Caminhamos ao redor do Hipódromo de Constantinopla, hoje Praça Sultão Ahmet, para contemplar a exuberância das mesquitas e em seguida pegamos o VLT para conhecer o Grande Bazar.


Gente, dentro do Grande Bazar e em seu entorno, você encontrará as melhores cotações para trocar seu dinheiro.


O Grande Bazar de Istambul (Kapalıçarşı) é um dos maiores e mais antigos mercados do mundo. É um dos melhores lugares da cidade para fazer compras de artesanato, joias e roupa. O bazar é enorme, legal ver o emaranhando de tuneis e arcos construtivos e imaginar aquele espaço em 1461 quando construído. Mas esteticamente achei o Mercado Egípcio mais interessante, em termos de vistas e aspectos das lojas. Porém mais cheio e com mais assédio.



De lá, fomos até o Palácio Dolmabahçe; com o VLT, chegamos em 25 minutos. No entanto, para nossa surpresa, o palácio estava lotado, com filas enormes para passar no raio-x, outra para comprar ingresso e outra para entrar no palácio. Desistimos.




Voltamos com o VLT para irmos à Mesquita Süleymaniye, que tem acesso pela praça Rüstem, próximo ao Mercado Egípcio. Mas, gente, uma referência: 25 de maio em São Paulo ou o Saara no Rio é fichinha para a quantidade de gente nas ruelas para acessar a Mesquita. Demos meia volta e mudamos a rota novamente.


Enquanto andávamos pela Mesquita Azul, descobrimos um comércio com vários restaurantes, fomos nesta direção, até encontrarmos um terraço com uma vista incrível do Bósforo, onde ficamos comendo e contemplando o pôr do sol.


Desapontados por alguns passeios que não deram certo, mas felizes por estarmos assistindo a esse espetáculo da natureza.


➡️ Terraço Nova Roma: Küçük Ayasofya Mahallesi, Aksakal Sokağı no:25, 34122 Fatih/İstanbul, Turquia


Amanhã inicia uma nova aventura por aqui!

Vamos nos aventurar pelas estradas da Turquia.


Destaque para o clima de hoje: apesar do sol, o dia parecia mais frio. Estamos em novembro, e falando sobre roupas para esses dias, caminhei quase todos os dias cerca de 10 km, trazendo dois pares de tênis que pareceram ser suficientes. Um mais adequado para chuva e outro para aliviar a sola do outro. Sempre faço isso em viagens, ter pelo menos dois sapatos para aliviar as dores de um com o outro. Trouxe uma manta/pashmina, mas estou um pouco cansada dela nas fotos; deveria ter trazido a segunda. Apesar do sol, há um ventinho gelado, então camisas de manga comprida têm sido minha escolha. As de manga curta e tecidos leves ainda estão na mala.



Segue a galeria de fotos deste dia da viagem.


E se você, gostou deste post ou quiser saber mais alguma informação sobre Istambul ou sobre a Turquia, deixe aqui nos comentários.

Lembrando que a cópia e a utilização das fotos é proibida. Caso você tenha interesse em alguma imagem para comercialização ou decoração, entre em contato comigo.




Comentarios


São Paulo - Rio de Janeiro
contato@deboramesquita.com

 
  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page