Insights do livro: 36 DIAS para nosso dia a dia de empreendedores.
- Débora Mesquita
- 14 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de mai. de 2023
Quantas vezes você se sentiu perdido, sozinho e sem saber que rumo tomar?
Tem dias e fases que nos sentimos assim, principalmente nós empreendedores, não é mesmo?
Agora imagina, você milagrosamente sair ileso de um acidente aéreo, no meio da floresta amazônica e ter que sobreviver a ate ser encontrado?
Antonio Sena, um piloto do avião viveu este drama na floresta amazônica, e escreveu este livro: 36 Dias A saga do piloto de avião que caiu na Amazônia e se reencontrou com Deus, narra sua trajetória de 36 dias, deste seu acidente até o reencontro com sua família.
Além de toda a história, que por si só já é fascinante, o livro traz algumas reflexões do Antonio, que podemos utilizar em nosso dia a dia de empreendedores.
No mundo empreendedor muitas vezes entramos ou desejamos um universo novo ou quando tudo parece sair do controle, é normal sentimos medo e acabamos dando abertura desespero e impotência. Mas nos render a este medo é uma escolha.
Mas estes momentos, estes momentos de dificuldade é uma ótima oportunidade de olharmos para dentro de nós e repensar sobre tudo: da vida e da morte.
“Esperança é uma coisa engraçada. Ela alimenta seu despertar. Você se movimenta simplesmente por ter este combustível dentro de você.”
Não adianta sofrer por antecipação, isso causa mais ansiedade e nos impede de enxergar além do problema. Tenha consciência de onde você esta e do que é preciso ser feito, mas esteja aberto a recalcular as rotas e se adaptar aos imprevistos.
“Existem momentos na vida em que precisamos imediatamente decidir que rumo tomar. É agir ou agir”
Se ficarmos consumindo pensamentos ruins ou pessimistas, só vamos dar mais abertura para o buraco ficar ainda maior.
“Resgate a serenidade diante da tempestade”
Para resgatar a sua força interna, nestas ocasiões e em tudo na vida, é preciso encontrar os recursos dentro de nós mesmos.
O livro traz a relação e reencontro de Antonio com a fé, mas não vou abordar a questão religião, mas sim, falar a necessidade que ele encontrou de liberar suas magoas para encontrar sua fé e plenitude diante dos desafios.
Outro ponto interessante eu o livro traz é sobre a Gratidão
Seja grato, agradeça a cada dia, cada oportunidade e a cada momento, evite olhar só para o que falta, pro que é ruim e reclamar da vida.
Os milagres nos cercam diariamente assim como o sol que continua brilhando acima das nuvens e que quando a nuvem espairecer, esteja preparado para seu brilho. Aprenda a reconhecer e valorizar cada uma das vitórias.
Seja otimista!
“Ser otimista é usar uma energia muito potente que combina fé com uma mente racional.”
Agora um momento de autoanalise. Faça um exercício baseado neste trecho:
Todos nos carregamos em nossa história, experiência, momentos, valores e pessoas das quais devemos honrar e ser gratos por tudo isso e muito mais. Tudo se resume a energia e nossos resultados são baseados nas posturas que temos diante do que ocorre em nossas vidas.
“A vida é feita de altos e baixos, na dúvida continue a nadar, com sabedoria e resiliência.”
36 Dias traz muitas reflexões como: medo, autoconhecimento, positividade, gratidão e fé. É um livro muito fácil de ler e se envolver. Uma boa indicação para quando nos enxergamos em momentos difíceis e como olhar para eles de outra forma.
Semear sempre: Amor, fé e gratidão
Ficou interessado em ler este livro? Adquira o livro 36 DIAS na Amazon: https://amzn.to/41zIpSj
Assista este texto em formato de vídeo no Youtube:
Comments