top of page

Onde ficar no Atacama? Escolhemos o Hotel Desértica

Fazia 3 anos que não tínhamos uma experiência de viajar para fora do Brasil. Decidimos que era o momento e o destino escolhido foi o Atacama.



Nas nossas pesquisas, vimos que a cidade principal para ficar e curtir o deserto do Atacama, é San Pedro de Atacama. San Pedro é um pequeno vilarejo onde a principal rua é Calle Caracoles.


Da enorme oferta de hospedagens em San Pedro, escolhemos o Desértica, os comentários eram bons, a localização, as fotos dos quartos eram atraentes e tinha estacionamento (alugamos um carro para vivenciar o Atacama). Desta forma nos pareceu ser um ótimo ponto de partida para nossa viagem.


O Desértica é um charmoso hotel, localizado na Calle Caracoles, fica a poucos metros de todos os restaurantes, serviços e lojas de San Pedro. Quando se entra no hotel dá para sentir uma paz e a ligação com a cultura local.


Ao entrar no hotel, um portão no final da Calle Caracoles, tem acesso a recepção e ao restaurante, que por sua vez dá acesso a piscina com sua cascata. Uma delícia poder ouvir aquele barulhinho de água no meio do deserto.


Inaugurado em 2018, o hotel que tem como seu dono o ator chileno Jorge Zabaleta, que quando viajou pela primeira vez a San Pedro de Atacama se apaixonou e quis transferir toda aquela magia, cultura e as tradições daquela parte do deserto. O projeto de arquitetura foi assinado por Arquitecto: Javier Vergara Delorenzo e os Interiores por Katherine Rahal.


“Trabalhamos só com coisas daqui e queremos que o turista que chega ao hotel seja alguém que busca descansar, aprender mais sobre a cultura e respeitar o que tem sido feito. Queremos que seja alguém que se atreva a experimentar a comida que lhe damos e que saiba apreciar que é um milagre comer algo que veio do deserto mais seco do mundo”, explica Zabaleta.

Os quartos são chamados de “Turis”, que em Kunza — língua dos atacamenhos — significa casa, e são aconchegantes cabanas construídas sobre uma espécie de estacas de concreto, para que a construção não toque o solo e permita a irrigação da vegetação (nativo) do hotel com o método “inundação”. Possuem cama de casal (ou duas camas de solteiro e meio, para quem prefere não dividir a cama), calefação, banheiro espaçoso equipado com produtos orgânicos e biodegradáveis ​​(shampoo, condicionador, sabonete, cremes), roupões, secador de cabelo e até chinelos. Um luxo só!




O Café da Manhã (incluso na diária) é tipo a la carte e possui opções variadas de pães, frutas, ovos... Ah! Nos dias que os passeios são antes das 7am, eles preparam um café da manhã especial para você poder levar no passeio.


Se voltasse ao Atacama, o Desértica seria um hotel que consideraria voltar, pois após um dia exaustivo de passeios, retornar ao hotel era mágico pela tranquilidade e conforto.



Este post ainda não é para falar de toda experiência que tivemos no Atacama. Por motivos de vida real, a ordem de postagens estará um tanto fora de ordem, mas ok.... Ah! Visitamos o Atacama em Novembro de 2022.


*Fotos por Débora Mesquita, proibida a cópia e a utilização sem autorização.

Comentários


São Paulo - Rio de Janeiro
contato@deboramesquita.com

 
  • Youtube
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page