Dia 1: Istambul - Explorando a Magia da Cidade
- Débora Mesquita
- 14 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 28 de nov. de 2023

Olá, pessoal!
Hoje começamos nossa jornada aqui em Istambul, acordamos como se um caminhão tivesse passado sobre nós. Mas, sabem como é, isso faz parte da viagem, não é mesmo?
Decidimos deixar de lado o nosso roteiro para explorar a região a pé. Afinal, adoramos bater perna quando estamos viajando, absorvendo cada detalhe, namorando as arquiteturas e as diversidades locais.
Nossa ideia inicial era visitar o Grand Bazar, mas descobrimos que aos domingos ele não abre. Mudança de planos. Paramos para tomar um café e decidimos ir até o pier/orla, pegando o VLT (o trem/bonde de superfície) e descendo no Gülhane Park Water Screen.

Sobre o VLT, compramos o ticket em uma máquina próxima à estação, uma experiência nem tão fácil assim, pois mesmo com um número absurdo de turistas, a máquina só tinha informações em turco. Conseguimos comprar o ticket de 3 viagens por um único preço para duas pessoas, gente eu esqueci o valor. (Mais para frente você verá que comprar este passe não é a melhor opção, pois ele só contém 3 viagens e não é recarregável)
Saímos do parque em direção ao Pier Eminönü Beach Istanbul, passando por diversos restaurantes e lojas. O centrinho estava agitado. Com o dia lindo, decidimos fazer o tour pelo Bósforo. Compramos o ticket na entrada da balsa por 100 liras por pessoa (torno de 7 euros por pessoa) com saída às 13:30, uma jornada de 2 horas navegando entre a parte asiática e europeia, passando pelo forte Rumeli Hisarı e aproveitando a companhia das gaivotas.
Na saída do barco, algo nos chamou a atenção: durante as orações, as mesquitas competiam em amplificar suas mensagens através de caixas de som. Lembramos do conselho que nos deram sobre escolher um hotel longe desse "duelo sonoro".
De volta ao centrinho, meu desejo por um rooftop para tomar uma bebida e descansar nos levou por becos inesperados e extremamente lotado, um misto da 25 em São Paulo com o Saara do Rio.
Voltamos e passamos pelo Mercado Egípcio, um local cheio de lojas de especiarias, pashminas, joias/bijuterias e lembranças da Turquia. Apesar da arquitetura encantadora, a abordagem persistente dos vendedores tornou o passeio um pouco desgastante, especialmente pela lotação do local. (Vale a visita achei mais bonito que o Grand Bazar)
Seguimos para a Mesquita Yeni - Yeni Cami, (localizada logo na frente da saída dos barcos) onde visitamos apenas o pátio interno devido à hora da oração. O sol e as nossas caminhadas nos deixaram cansados, então buscamos um lugar para comer e tomar algumas cervejas, retornando assim para a proximidade do hotel Que percebemos ficar bem próximo do centro histórico.

Encontramos pelo caminho a Hagia Sofia, o hipódromo e todo o complexo. Entramos no pátio da Mesquita Azul, que também fica no complexo, mas, como estava próximo ao fechamento, não pudemos visitar o interior, deixando para um próximo dia.
Escolhemos um restaurante, apreciamos nossa cerveja e nos preparamos para descansar para o próximo dia emocionante.
DICA: na busca por restaurantes, percebemos que o padrão de caça-cliente do mercado se repete nos restaurantes. Encontre seu lugar com paciência ou escolha o primeiro, pois a cada passo alguém tentará te convencer a se sentar em seu estabelecimento.
Ah, sobre moedas: O que levar para a Turquia, Euro ou Dólar?
Trouxemos um valor em euro, e embora tenha visto vários vídeos no YouTube sobre trocar no Grand Bazar, como estava fechado, não sabemos a cotação por lá. Durante nossas caminhadas, vimos várias casas de câmbio, assim como diversos caixas eletrônicos. No entanto, não encontramos nenhum com a opção em inglês para nos ajudar a sacar umas liras. Sendo assim, trocamos uma parte do euro por libra para termos um pouco de lira.
Cotação do dia: 1 euro = 30,550 libra.
Segue a galeria de fotos deste dia da viagem.
E se você, gostou deste post ou quiser saber mais alguma informação sobre Istambul ou sobre a Turquia, deixe aqui nos comentários.
Lembrando que a cópia e a utilização das mesmas é proibida. Caso você tenha interesse em alguma imagem para comercialização ou decoração, entre em contato comigo.
Commentaires